Os erros fazem parte do sucesso

Celso Tracco

Dizem que a história é escrita pelos vencedores, portanto eles contam apenas os sucessos que obtiveram em sua vida, escondendo seus fracassos e os fatos negativos. Isto pode ter sido verdadeiro no passado, mas hoje não creio que deva ser  assim.  Num mundo cada vez mais aberto a comunicação em tempo real e com mais e mais pessoas tendo a acesso aos meios eletrônicos, a transparência e a realidade dos fatos, são mais que necessárias, elas se impõem.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1-2.png
Valorizar apenas o campeão é um equívoco que resulta em competição desmedida e não reconhece aqueles que também lutaram e possuem habilidades para contribuir.

Temos que admitir, por mais que isso machuque, que não somos infalíveis, que erramos e devemos ter a humildade de reconhecer nossos erros, aprender com eles e evitar que se repitam no futuro. Só erra quem faz ou tenta fazer. Aquele que não inova, que não cria nada, que não propõe nada, vive e anda na mediocridade da vida e tem pouca chance de errar.

Infelizmente nossa cultura valoriza o primeiro, o campeão, dando pouca importância ao segundo lugar. Isto é um erro, pois gera uma competição desmedida, não consagrando quem também lutou e por qualquer motivo perdeu. Esta cultura valoriza apenas o resultado, não reconhecendo nos demais qualidades que podem não ter sido aproveitadas naquele momento.

Com isso geramos uma grande arrogância em quem está em primeiro e grandes frustrações em quem não está. Outra consequência desta cultura, é que o primeiro tem a obrigação de manter seu posto à qualquer custo e quando cai, geralmente não está preparado nem capacitado para aceitar a derrota, trazendo consequências desastrosas para o seu equilíbrio mental e físico.

Os erros deveriam nos servir de estímulos para o aprimoramento de nossa capacitação, não apenas os nossos próprios erros, mas especialmente os erros dos outros, deveríamos criar uma cultura não apenas da vitória, mas de aceitar que a derrota faz parte do joga da vida. Em hipótese alguma quero valorizar a derrota, mas cada derrota deveria servir para uma reflexão: por que não deu certo? quais os pontos que não foram contemplados? por que os outros fizeram melhor? o que foi mal estudado? faltou treinamento, faltou capacitação?

Não seja insensato. Os resultados melhoram quando ações novas são pensadas, implementadas e analisadas constantemente. É no mínimo um absurdo, manter os mesmos procedimentos de sempre e esperar resultados diferentes e melhores que no passado. Aprender com os seus próprios erros é sinal de inteligência, e aprender com os erros dos outros é sinal de sabedoria.

Copyright © 2023. Feito com ❤️ por Spar Digital